Após fundação da SONESP, em 1981, os nefrologistas do interior do Estado de São Paulo reuniram-se em São José do Rio Preto, em Junho de 1985, para o 1º Encontro Nefrológico do Interior Paulista. A ideia e o evento, criado pelos nefrologistas do Instituto de Urologia e Nefrologia, Athanaze Bezas, João Barberato, Horácio Ramalho e Mário Abbud Filho, tinha por objetivo mostrar a produção e atividades científicas realizadas pelos nefrologistas das diversas cidades do interior paulista, entre elas a de transplante renal.
Por esse motivo, no 1º Encontro, esteve presente o Professor Henri Kreis, do Hospital Necker de Paris, pioneiro nos transplantes renais. Na ocasião o Professor Kreis detalhou sua experiência com o sistema de alocação da France-Transplante, que serviu de modelo para a criação do São Paulo Interior Transplante – SPIT. Nesse sistema a alocação dos rins no interior do Estado passaram a ser feitas, de forma pioneira, baseadas na compatibilidade biológica e nesse contexto, em 1987, ocorreu o 1º Transplante renal da América Latina baseado no HLA, entre São José do Rio Preto e Marília.
O sucesso do evento reforçou o compromisso do interior em prosseguir com o evento e os seguintes Encontros ocorreram em 1986, em Sorocaba (liderado pelos Drs. Jaelson Gomes, Jose Carolino e Ronaldo Dávila), em 1987, em Marília (liderado pelos Drs. Jose Guilhem, Mauricio Zanolli, Ivan Araujo e Roberto Guzzardi) e em Ribeirão Preto, em 1988 (liderados pelos Drs. Agenor Ferraz, Marcio Dantas, e Valmir Muglia), respectivamente.
Posteriormente, entendimentos entre os nefrologistas da capital e interior acordaram em transformar o Encontro Nefrológico do Interior em Encontro Paulista, que passou a ser o atual Congresso Paulista de Nefrologia.
Assim, em 2025 o Encontro Nefrológico do Interior Paulista e Congresso Paulista de Nefrologia celebrarão 40 anos de existência, valorizando o passado e abraçando o futuro.