Desafio das Ligas Acadêmicas

Objetivos

Promover, de forma lúdica, o conhecimento e o interesse em Nefrologia entre estudantes de Graduação, além de divulgar na Sociedade a importância das Ligas Acadêmicas em Nefrologia e áreas afins, como transplante e hipertensão, para atividades de ensino, pesquisa e de extensão.

Cortesia

Todas as duplas de acadêmicos inscritas para o Desafio receberão 03 noites de hospedagem no Bourbon Atibaia Resort e a inscrição para participação no XXII Congresso Paulista de Nefrologia, como cortesia do CPN 2023 e da SONESP.

Regras

1 – Quem pode se inscrever?

Toda e qualquer Liga Acadêmica de Nefrologia e de áreas afins, cadastrada junto à Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Os alunos das ligas devem estar regularmente matriculados nos seus respectivos cursos de graduação.

Para aprovação da inscrição, é necessário enviar e-mail com logotipo, nome da liga e de dois participantes para: carla@sonesp.org.br, que emitirá um comprovante de aprovação.

As Ligas Acadêmicas já contam com desconto para a inscrição de seus integrantes no CPN 2023, sendo três inscrições isentas em 100%.

A cada 5 inscritos do grupo de Ligas Acadêmicas, não escolhidos para isenção, será oferecida 1 (uma) gratuidade.

 2 – Como deve ser feita a inscrição?

Os participantes deverão estar inscritos, com sua inscrição paga, no CPN 2023, site: www.paulistanefro.com.br

Após efetuar a inscrição, é necessário enviar um e-mail, no período de 12 de junho a 15 de julho de 2023, com logotipo, nome da liga e dos 02 (dois) participantes, para: carla@sonesp.org.br, que emitirá um comprovante de aprovação da SONESP.

Os participantes receberão um e-mail da secretaria executiva do CPN 2023 com a confirmação da participação no Desafio das Ligas.

Se houver inscrição de mais de 10 ligas para a participação no Desafio, uma pré-seleção online síncrona será realizada em 04 de agosto de 2023, com questões abordando os temas do item 5, sendo classificadas as 10 primeiras de acordo com o número de acertos e pontuação. Em caso de empate, serão priorizadas as Ligas do Estado de São Paulo.

3 – Quando será o Desafio das Ligas?

Durante o XXII Congresso Paulista de Nefrologia, que será realizado entre 18 e 21 de outubro de 2023.

Data: 19 de outubro, quinta, das 18h30 às 19h30 e 20 de outubro, sexta, das 18h30 às 19h30, em sala a ser definida e que constará do Programa Científico do CPN.

4 – Quem poderá responder as perguntas no dia do Desafio das Ligas?

Cada Liga Acadêmica indicará apenas 2 alunos para responder as perguntas no dia do Desafio. Todos os outros integrantes da liga poderão estar presentes para assistir ao Desafio das Ligas e torcer, desde que estejam inscritos no Congresso.

Caso um dos participantes escolhido esteja impedido de participar por motivo justo, poderá ser substituído por outro aluno da mesma Liga, inscrito no CPN 2023. Caberá ao organizador do Desafio das Ligas a avaliação do motivo, com a finalidade de substituição de um aluno ligante.

5 – Temas

Serão realizadas questões de resposta curta, testes e seleção com interpretação de exames para casos clínicos nos seguintes temas:

  1. Anatomia e fisiologia renal
  2. Doença Renal Crônica: conceito, epidemiologia, fisiopatologia, fatores de risco e prevenção
  3. Injúria Renal Aguda: conceito, epidemiologia, fisiopatologia e fatores de risco e prevenção
  4. Hipertensão Arterial: conceito, epidemiologia, fisiopatologia, fatores de risco e prevenção
  5. Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos
  6. Infecção do trato urinário
  7. Rim e COVID -19: fisiopatologia e epidemiologia
  8. Conhecimentos Gerais: economia, política e cultura nacionais
  9. Código de Ética Médica
  10. Case studies

OBSERVAÇÃO: Havendo empate entre as ligas, as questões para desempate serão de conhecimentos gerais.

6 – Resultado

A divulgação da equipe vencedora será na cerimônia de encerramento, com a entrega de certificado emitido pelo CPN e SONESP e isenção da taxa de inscrição para 05 membros das Ligas Campeã e Vice-Campeã para o próximo Congresso Paulista de Nefrologia. Para o 1º lugar será entregue um cheque no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

Faça sua inscrição agora mesmo e participe!

Patrocinadores

Apoio institucional